dezembro 02, 2014

BYE, BYE, DEZEMBRO!

Anotações de dezembro de 2013 republicadas, com pequenos acréscimos, em dezembro de 2014 ( porque vai ser sempre assim ):
BYE, BYE, DEZEMBRO!
"O GDHD ( Grande Desfile de Horrores de Dezembro ) se avizinha.
Lá vem ele, inconfundível_- como se fosse a Divisão Panzer passando por cima dos prazeres do recolhimento.
Nem preciso enumerá-los - os tais horrores - porque eles já produzem, desde já, por antecipação, nas ruas, nas lojas, nos corredores dos shoppings, a típica cacofonia do décimo segundo mês: vozerios, algazarras, o ritual de milhões de cartões de créditos zunindo no ar.
O que dizer das músicas todas & mensagens todas & subliteraturas todas & anúncios todos que atormentam nossas retinas e canais auditivos ao longo dos dezembros com suas insuportáveis e toscas ladainhas "otimistas"?
Primeiro, repito para mim mesmo, em voz baixa, como se fosse um mantra anti-GDHD: "Estou fora, estou fora, estou fora". Depois, pergunto aos céus: o que fazer para atravessar a tormenta que se avizinha?
A saída haverá de ser a de sempre: assim que dezembro chegar, vou me recolher, mudo, ao meu bunker. O mundo não sentirá a menor falta de minha desolação. Estará ocupado em povoar os corredores de shoppings. Ainda bem! Ainda bem! Ainda bem! Em meu refúgio, estarei cem por cento protegido das investidas do GDHD.
Em questão de instantes, a desolação se transformará em encantamento. É o que acontecerá quando eu começar a folhear as páginas já gastíssimas do meu exemplar de O Leopardo. Minha solidão te saúda, te saudará para sempre, Lampedusa!
( Tento reunir o que resta de minhas forças para combater o GDHD, mas, a bem da verdade, gostaria de fazer uma concessão. Dezembro terá 44.640 minutos. Desses, um - e apenas um - minuto se salvará: aquele que flagrará, no rosto das crianças, uma cintilação de legítima alegria diante de um presente de Natal, seja ele qual for ).
Feita a concessão, emudeço. E assim ficarei até que as desolações de dezembro derem lugar, aí sim, aos esplendores de janeiro. Desde já, bye, bye, dezembro. Estou fora".

Posted by geneton at dezembro 2, 2014 01:37 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2