junho 13, 2015

ADEUS A FERNANDO BRANT: ANOITECEU

Elis Regina dá uma interpretação arrebatadora à letra de "Conversando no Bar/ Saudade dos Aviões da Panair", escrita por Fernando Brant e musicada por Milton Nascimento. Eu me lembro do arrepio causado pela primeira audição, nos tempos da faculdade, na segunda metade dos anos setenta:
"A primeira Coca-Cola foi / me lembro bem agora / nas asas da Panair / A maior das maravilhas foi voando sobre o mundo nas asas da Panair":
http://www.kboing.com.br/elis-regina/1-1137222/
Fernando Brant morreu ontem, em Belo Horizonte, aos 68 anos. Lástima. Tinha tempo pela frente. A letra de "Canção da América", tão citada, é perfeitamente esquecível. Não se compara com as de "Saudade dos Aviões de Panair" ou de "San Vicente", belíssima:
"Coração americano / acordei de um sonho estranho":
https://www.youtube.com/watch?v=IdnCOH8oj9E
Faz algum tempo, entrevistei o ex-jogador Reinaldo, ídolo do Atlético Mineiro, sobre os bastidores da Copa de 78. Caso raro de jogador politizado e engajado na oposição ao regime militar, Reinaldo recebeu pelo correio, na concentração, na Argentina, um documento que tratava da colaboração entre ditaduras sul-americanas - a chamada Operação Condor. Guardou o documento, assustado, no fundo da mala. De volta ao Brasil, entregou o papel a Luiz Gonzaga Júnior e a Fernando Brant - de quem era amigo.


A entrevista com Reinaldo:
https://www.youtube.com/watch?v=Npae7UBeZa0
Falei com Fernando Brant, por telefone, dias antes de a matéria ir ao ar no Fantástico. Tentava achar o documento que Reinaldo entregou a Luiz Gonzaga Júnior e a ele. Brant não tinha ideia do destino dado ao papel.
Aproveitei para dizer que letras como as de Conversando no Bar e San Vicente eram inesquecíveis. Brinquei: se um dia eu tivesse escrito letras assim, já me daria por satisfeito - não faria nada na vida...Brant riu, meio encabulado com o elogio. Disse algo como: "O que é isso?".
É isso: a música brasileira perdeu um grande letrista.
Há tantas outras. O que dizer de belíssima "Promessas de Sol"? ( "Você me quer forte/ e eu não sou forte mais/ (...) Chamo pela lua de prata pra me salvar/ Rezo pelos deuses da mata pra me matar" ):
https://www.youtube.com/watch?v=a_DsDttfZhY
E "Ponta de Areia" ?:
https://www.youtube.com/watch?v=XZyYCxoW1VM
É assim: "As horas não se contavam / E o que era negro anoiteceu".

Posted by geneton at junho 13, 2015 12:25 PM
   
   
Copyright 2004 © Geneton Moraes Neto
Design by Gilberto Prujansky | Powered by Movable Type 3.2